terça-feira, 17 de janeiro de 2012

Descaso com a cultura - Um país sem memória - BIBLIOTECAS E SEUS EFEITO - Cultura, cidadania, ETC


Gostaria de chamar a atenção de todos, pois o que irei lhes propor é de interesse coletivo, mas antes irei fundamentar o que irei lhes dizer.

Secretaria Municipal de Cultura, Esporte e Lazer- SEMCEL
Essa secretaria tem como missão fomentar a cultura no munícipio de Cariacica e uma de suas responsabilidades é de bem administrar e de disponibilizar à população o que é um instrumento de acesso ao saber e à cultura em geral - BIBLIOTECAS.
INFELIZMENTE não é isso o que ocorre. O município possui apenas duas bibliotecas, sendo que uma delas está desativada e a outra em funcionamento, não obstante o estado precário que se encontra. Esta se localiza no antigo predio onde funcionava a sede da prefeitura de Cariacica, situada na sede desta cidade. Apesar de ser um patrimônio histórico, o edifício se encontra em estado de abandono. Boa parte dos livros - e me arrisco a dizer que todos - são oriundos de doações. Logo não há investimentos para a conservação da infraestrutura do prédio e para aquisição de novos livros, de maneira que o acervo disponibilizado pudesse satisfazer os mínimos requisitos para uma concepção de uma razoável biblioteca, isto é, temas e áreas de saber diversificados para a população local. Não quero me basear na minha insatisfação apenas, mas no que a lei diz, como por exemplo, a lei nº 10. 753, que institui uma política nacional do livro. Podemos citar algumas de suas diretrizes, dentro de sua redação, tais como:

"I - assegurar ao cidadão o pleno exercício do direito de acesso e uso do livro";

"II - o livro é o meio principal e insubstituível da difusão da cultura e transmissão do conhecimento, do fomento à pesquisa social e científica, da conservação do patrimônio nacional, da transformação e aperfeiçoamento social e da melhoria da qualidade de vida;"

"V - promover e incentivar o hábito da leitura;"

"IX - capacitar a população para o uso do livro como fator fundamental para seu progresso econômico, político, social e promover a justa distribuição do saber e da renda;"

 "X - instalar e ampliar no País livrarias, bibliotecas e pontos de venda de livro;"

Capítulo V - DISPOSIÇÕES GERAIS

        Art. 16. A União, os Estados, o Distrito Federal e os Municípios consignarão, em seus respectivos orçamentos, verbas às bibliotecas para sua manutenção e aquisição de livros.


Acredito que não seja um problema exclusivo de Cariacica, mas uma triste realidade de nosso país. Gostaria que todos refletissem sobre essa problemática, sobre essa penosa questão que muito me aflige.

Nenhum comentário:

Postar um comentário