terça-feira, 17 de janeiro de 2012

BIBLIOTECA E SEUS EFEITOS - CULTURA E CIDADANIA - PARTE II

Conforme a lei nº 10. 753, que institui uma política nacional do livro.

Capítulo V - DISPOSIÇÕES GERAIS

        Art. 16. A União, os Estados, o Distrito Federal e os Municípios consignarão, em seus respectivos orçamentos, verbas às bibliotecas para sua manutenção e aquisição de livros.

LOGO EU ME PERGUNTO: QUAL É O DESTINO DESSA VERBA NO MUNÍCIPIO DE CARIACICA? NÃO CREIO QUE SEJA DESTINADO PARA A AMPLIAÇÃO DE CENTROS DE SABER E CULTURA, COMO BIBLIOTECAS. POR EXEMPLO, A BIBLIOTECA DE CARIACICA.

EIS UMAS DE SUAS PRINCIPAIS CARACTERISTICAS:

UMA BIBLIOTECA COM DOZE FUNCIONÁRIOS PARA ADMINISTRAÇÃO DE UMA INSTITUIÇÃO DE LIMITAÇÕES FÍSICAS REDUZIDAS.

LIVROS ANTIGOS, ALGUNS SUJOS, SENDO QUE BOA PARTE ORIUNDA DE DOAÇÃO

INFRAESTRUTURA FÍSICA DEFICIENTE, DEFASADA.



REPITO: QUAL É O DESTINO DESSA VERBA QUE DEVERIA FOMENTAR TÃO SOMENTE A DEMOCRATIZAÇÃO DE ACESSO À CULTURA, À LEITURA?

3 comentários:

  1. Creio que ambos os textos deveriam ser impressos e colados em locais estratégicos por Cariacica. Uma panfletagem também seria bom.

    ResponderExcluir
  2. o descaso não vem só da parte dos governantes (acho que todos sabem disso), e sim das próprias pessoas - que tecnicamente são beneficiadas com a biblioteca, mas nada faz com tal benefício.

    a idéia do Saade é boa. repasse-a. ^^

    ResponderExcluir
  3. Fernandes, a idéia é, exatamente, mostrar as 'próprias pessoas' (eu não estou isento, eu mesmo não me importava com tais bibliotecas até a pouco tempo) a importância da leitura e da leitura gratuita e acessivel a todos. ESSA é a questão. Toda UF tem uma biblioteca, mas quandos guris de ensino médio sequer SABEM que tem direito ao uso (restrito) das mesmas?

    ResponderExcluir